Visita à Casa de Virginia Woolf – Monk’s House

Hey, kids!

No dia do solstício de Verão, visitamos a casa de Virginia Woolf e Leonard Woolf. Uma cottage casa bonita, despretensiosa e perfeita no countryside inglês em East Sussex. A melhor maneira de celebrar um aniversário – a descobrir os encantos de Virginia Woolf no seu retiro de campo.

Anúncios

Monk’s House – Um Retiro de Campo de Virginia Woolf

Monk’s House – a casa de campo de Virginia e Leonardo Woolf que seria somente uma casa de fim-de-semana e veraneio que acabou a tornar-se um local de eleição. A casa fica em Rodmell, Lewes – a uns 10 quilómetros do centro de Brighton.

Foi nesta casa que Virginia Woolf escreveu alguns dos seus mais memoráveis livros, tais como Mrs. Dalloway, Rumo ao Farol (To The Lighthouse), Orlando e As Ondas (The Waves). A casa, disposição e organização são o reflexo do pensamento feminista que a mesma advogava. Sobretudo reflexo de mais direitos tal como espelhado no livro Um Quarto Só Seu (A Room of One’s Own). Virginia tinha um quarto, literalmente, só seu (que estava a ser construído enquanto trabalhava no ensaio/livro) e em que todos os reparos foram pagos por si.

A woman must have money and a room of her own if she is to write fiction

Grande parte da decoração da casa é em estilo ‘Bloomsbury’ do qual Virginia Woolf foi uma grande entusiasta. Este elementos podem ser vistos ao longo da casa tal como nas cores escolhidas e nos candeeiros. Outros elementos notáveis são os livros de Shakespeare que a Virginia Woolf encadernou e que continuam expostos no seu quarto – uma arte que a escritora aprendeu desde cedo e que foi uma das razões para a criação da editora ‘The Hogarth Press‘.

Tem muito a ser explorado numa visita a Monk’s House – a sala de estar, a sala de jantar, a cozinha, o quarto de Virginia Woolf, o retiro de escrita, os jardins e todos os elementos que remetem à peculiaridade da escritora.

Foi também aqui que Virginia Woolf passou os seus últimos dias. Foi aqui que a depressão durante a segunda guerra mundial tomou conta de si. Foi aqui que escreveu as suas últimas palavras – uma carta a Leonard. Foi aqui que pôs termo à sua vida.

É ainda aqui que se pode sentir o espírito vivo de Virginia Woolf!

Visita a Monk’s House – Dicas

Algumas dicas para uma visita à Casa de Virginia Woolf – Monk’s House:

  • É fácil chegar de autocarro saindo de Lewes – a cidade mais perto de Monk’s House e com comboios directos para Brighton e Londres
  • Agendar a visita para o início da tarde para depois desfrutar dos jardins
  • Visitar no fim da Primavera para aproveitar o bom tempo – a propriedade só está aberta de Abril a Outubro
  • Aproveitar para descobrir outras atracções perto tal como Charleston (Farmhouse) que pertencia à sua irmã Vanessa Bell ou Charleston em Lewes
  • Descobrir East Sussex, Lewes, o parque nacional South Downs e as famosas ‘Sete Irmãs‘ – as falésias brancas e cartão postal do sudeste de Inglaterra
Anúncios

Ta-ta,

Nuno e Tiago

Anúncios